"Desde as matrizes escolhidas e as linhagens desenvolvidas até os núcleos adicionados à alimentação, a água e ao meio ambiente. Sem água de primeira qualidade, você não terá peixe de qualidade", disse Alexandre Vasto, diretor da Fider Pescados, em entrevista ao Agro & Negócios.
Em percentual de crescimento, o Sul só não foi melhor que o Sudeste (152.895 t), que cresceu 8,6%, puxado por SP e MG. A região Norte (144.810 t) tem 17,2% do total, porém fechou o ano passado com redução da produção em 3,3%.
O produtor conta que é recente na atividade e que, influenciado por familiares, resolveu investir na piscicultura, como forma de diversificar as atividades na propriedade rural que adquiriu a pouco tempo.
Em 2015 o produtor procurou o Senar porque a atividade não vinha proporcionando o retorno esperado. Com a ajuda da Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, o produtor vem colhendo bons frutos dessa parceria.
Mudanças no manejo dos peixes elevaram a produtividade e melhorou a qualidade dos animais na hora da venda. O ciclo dos peixes reduziu de sete para seis meses e a produção aumentou cerca de 50%. A chácara tinha apenas dois tanques, mas agora já conta com 9 tanques de peixes.