Edvânia Peregrini
De Palmas (TO)
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participa nesta semana, dias 26 e 27, da 21° Exposição Agropecuária de Divinópolis. Nesta quinta-feira, 26, os extensionistas do órgão, Paulo Santos e Edimilton Fernandes, conduziram o Dia de Campo sobre Bovinocultura - Manejo do leite e formação de pastagem.
O encontro voltado para agricultores do Projeto de Assentamento Rio Prata e da Associação Amigos da Terra, e alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio João Dias, tem como proposta mostrar as vantagens e benefícios para o agricultor familiar investir na atividade de pecuária de leite.
“O que a gente vê hoje, aqui no município, é que poucas propriedade produzem leite para vender, tiram somente para o consumo próprio, e esta ação vem para incentivar e mostrar ao produtor de leite que existe um comércio e um campo muito grande dessa cadeia produtiva, tanto na produção de leite, quanto nos seus insumos e derivados”, explicou o médico veterinário Paulo Santos.
Para isso, os participantes também foram orientados sobre as tecnologias e os ganhos na recuperação de pastagem que sofrem por degradação e consequentemente queda na sua produtividade. “Muitos produtores não têm conhecimento sobre pastagens degradadas, não conseguem ver quando o pasto não está mais oferecendo nutrientes suficientes para o gado engordar e crescer. Isso quer dizer que a pastagem plantada naquela área está fraca e sem nutrientes e que precisa de intervenção”, justificou o engenheiro agrônomo Edmilton Fernandes.
Nesta sexta-feira, 27, a abordagem será sobre piscicultura, com o engenheiro de pesca do Ruraltins Geison Farias.
Expo Agro
A Expo Agro de Divinópolis é uma realização do Sindicato Rural de Divinópolis e parceiros, e ocorre nesta semana, de 26 a 28 de maio, com uma programação diversificada e focada no desenvolvimento econômico, social e cultural do município.
Deixe um comentário