Criada em 06/10/2021 às 13h17 | Comunicação

Fundação Itesp visita assentamentos em Promissão e Andradina

O roteiro foi construído para mostrar a diversidade da agricultura familiar e as estratégias adotadas pelas famílias para produzir e gerar renda.

Imagem
O roteiro foi construído para mostrar a diversidade da agricultura familiar e as estratégias adotadas pelas famílias para produzir e gerar renda. (Foto: Divulgação)

Nesta semana, a assessora da diretoria de Formação, Pesquisa e Promoção Institucional da Fundação Itesp, Mari Tavelli, e o gerente de Formação, Pesquisa e Acervo, Hugo Santos, visitaram os assentamentos rurais de Promissão e Andradina. Eles estiveram acompanhados do coordenador da Regional Noroeste, Fernando Barbosa. O roteiro foi construído para mostrar a diversidade da agricultura familiar e as estratégias adotadas pelas famílias para produzir e gerar renda.

Promissão

Em Promissão estiveram no lote do Sr. Laércio Camacho, no assentamento Reunidas, que junto com a esposa Alice produz a maior parte dos alimentos que consomem. Eles estão no lote há 22 anos. O agricultor já recebeu o Prêmio Itesp da Agricultura Familiar e um certificado por boas práticas ambientais pela sua iniciativa exemplar de reflorestar parte do lote com recursos próprios.

Conheceram também o lote dos irmãos Yamasaki, do casal Ivo e Silene, no assentamento estadual Promissãozinha. E por fim, no assentamento Dandara no lote da assentada e vereadora do município, Darinca Simões.

Andradina

Em Andradina, visitaram o lote de José Marcelino Cafeo, no assentamento Timboré, que está no lote há quase 3 décadas e optou por trabalhar com agrofloresta, por acreditar que esse é o caminho viável e, sobretudo, sustentável, para o pequeno produtor. Há cerca de 8 anos, resolveu plantar mogno – madeira de lei – e, no final de 2020, conseguiu comercializar 14 árvores, que propiciaram um rendimento de R$ 21.000,00. Em seguida, passaram no lote do jovem casal Miriam e Diogo Silva, no assentamento Rio Paraná, em Castilho. E por fim, conheceram o lote da dona Alcilene, no assentamento Josué de Castro.

“Gostei muito de conhecer esses assentamentos rurais da região. Trabalho muito bonito que demonstra a importância da agricultura familiar”, disse Mari Tavelli.

Acompanharam a visita a servidora do Grupo Técnico de Campo de Formação e Promoção Institucional, Sônia Maria de Oliveira, os supervisores, Edson Luiz Pereira, de Promissão, e Edson de Oliveira (Marabá), de Andradina. (Da Fundação Itesp)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2025 Norte Agropecuário