Criada em 18/12/2024 às 09h46 | Pecuária

Melhoramento Genético e Eficiência Reprodutiva: A Influência da IATF no Sucesso da Pecuária

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é essencial para a eficiência reprodutiva e genética, garantindo previsibilidade e maior produtividade. Em 2023, 91,2% das inseminações no Brasil foram via IATF, com 23,1% das matrizes de corte já inseminadas, segundo ASBIA e CEPEA.

Imagem
A Influência da IATF no Sucesso da Pecuária. (Foto: Divulgação)

A técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) tem se consolidado como ferramenta fundamental na garantia da eficiência reprodutiva e no controle sobre a reprodução. A adoção da técnica permite ao produtor uma maior previsibilidade nos resultados além de contribuir diretamente na melhoria genética e no aumento da produtividade do rebanho.

Dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), levantados em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA – ESALQ/USP), apontam que 23,1% das matrizes de corte no País já são inseminadas, evidenciando a forte adoção da técnica entre os criadores. Já de acordo com o Boletim Eletrônico do Departamento de Reprodução Animal da FMVZ/USP, em 2023, 91,2% das inseminações realizadas no Brasil foram por meio da IATF. (Do Cepea)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2025 Norte Agropecuário