Criada em 17/05/2021 às 12h29 | Mercado

Produtores rurais são capacitados no curso Recuperação de Nascentes em Barrolândia, cidade do interior do Tocantins

Trabalho é feito em parceria com o Sindicato Rural de Barrolândia e a prefeitura do município. O curso faz parte de um projeto de recuperação de nascentes de propriedades rurais. A meta é recuperar e proteger mananciais para a vasão e impedir a escassez de água na região.

Imagem

O Brasil tem centenas de milhares de nascentes, elas estão por toda parte. A água que brota de lençóis subterrâneos em nascentes pode garantir o abastecimento de qualidade para atender às necessidades do campo e da cidade. Uma riqueza única da biodiversidade brasileira. Mas ela precisa de cuidado. Preocupados com o meio ambiente e a sua preservação, o SENAR, em parceria com o Sindicato Rural de Barrolândia e a prefeitura do município, realizaram o curso de Recuperação e Proteção de Nascentes em duas propriedades rurais da região: Sitio Canaã e Fazenda São Jorge.

O curso faz parte de um projeto de recuperação de nascentes de propriedades rurais. A meta é recuperar e proteger mananciais para a vasão e impedir a escassez de água na região. Para o instrutor, James de Oliveira Lages, a água é o produto mais precioso para a humanidade, que sem o cuidado devido pode faltar. “No trabalho de recuperação de nascentes, além do ganho que temos em conseguir que o produtor tenha uma água de melhor qualidade com a melhora do ponto de captação, também protegemos a nascente contra contaminação e assoreamento. Mas o maior ganho é despertar nesses alunos a consciência ambiental e ver nos olhos deles, ao final do curso, a satisfação de terem efetivamente feito algo pelo meio ambiente”, avalia.

Para agricultora, Vayrene Milhomem da Silva, o curso foi bastante produtivo e permitiu que práticas sustentáveis fossem percebidas de imediato. “Entre o que nos foi ensinado, destaco o processo de desassoreamento das nascentes, que é fundamental para a proteção dos recursos hídricos. É fascinante aprender a cuidar e ver a água brotando de nascentes antes comprometidas. Na nossa região temos muitos problemas com a falta de água no verão e fazer este curso é a certeza de que podemos fazer algo pra resolver essa deficiência”, concluiu. (Da Assessoria de Comunicação da Faet/Senar)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2025 Norte Agropecuário