Danara Goetten
DE PALMAS (TO)
O trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem beneficiado várias pessoas e famílias, através de assistência técnica, consultorias, oficinas de empreendedorismo, capacitações, promoção social e educação Formal. Com as ações do Senar junto ao produtor rural, o Tocantins tem alcançado resultados importantes.
A produtora rural Patrícia de Oliveira, 30 anos, concluiu o curso técnico em agronegócio em 2018, no polo de Aliança, e está aplicando os conhecimentos em sua propriedade.
“Meu amor pelo campo é desde criança, meus pais são produtores rurais, temos nossa propriedade, vi a necessidade de fazer algum curso de gestão voltado para o meio rural, e decidi fazer o curso de técnico em agronegócio. Desde o início eu comecei a ver a importância do Agronegócio na balança comercial e entender como funciona as cadeias produtivas e os elos de ligação”
Segundo ela, na medida que ia aprendendo na aulas teóricas, ia sendo colocado em prática na propriedade.
“Nossa fazenda trabalha há mais de 40 anos com a seleção de Nelore e eu comecei a usar as técnicas de organização de finanças, colocando tudo em dia e entendendo como estava a saúde financeira da minha propriedade para a partir daí fazermos um planejamento de curto, médio e longo prazo.
A aluna comentou que ainda foram utilizados conhecimentos adquiridos sobre marketing para chegar ainda mais próximo dos produtores fazendo com que eles conheçam seus animais e sua propriedade, contribuindo positivamente com os resultados.
O curso Técnico em Agronegócio é o primeiro curso técnico de nível médio na modalidade a distância oferecido pelo Senar através de polos de apoio presencial. O curso é gratuito e tem carga horária de 1.230 horas na modalidade semipresencial, 80% online e 20% presencial. (Da Ascom Faet/Senar)
Deixe um comentário