Criada em 24/02/2022 às 07h26 | Segurança

Segurança Pública, produtores rurais e deputados estaduais reúnem-se a fim de assegurar recursos para garantir segurança no campo

O encontro foi realizado na Assembleia Legislativa do Tocantins e os parlamentares garantiram a destinação de emendas para a implementação de uma delegacia especializada em crimes cometidos no meio rural e ainda, para a aquisição de viaturas que serão destinadas à Patrulha Rural.

Imagem
Secretário falou sobre a criação de uma força-tarefa entre as forças de segurança para combater a criminalidade. (Foto: Luiz de Castro/Governo do Tocantins)

Geórgia Milhomem
De Palmas (TO)

Medidas para combater e solucionar os crimes no campo foram apresentadas em reunião, nesta quarta-feira, 23, entre Secretaria de Estado da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), setores produtivos do agronegócio, Polícia Militar e deputados estaduais. O encontro foi realizado na Assembleia Legislativa do Tocantins e os parlamentares garantiram a destinação de emendas para a implementação de uma delegacia especializada em crimes cometidos no meio rural e ainda, para a aquisição de viaturas que serão destinadas à Patrulha Rural.

O presidente da Assembleia, Antonio Andrade, assegurou que a Casa de Leis destinará recursos para que as medidas sejam executadas de forma imediata. “Precisamos urgentemente olhar para a segurança no campo, acredito que, agora, será possível que produtores rurais e empresários tenham essa assistência”, explicou.

Como ação efetiva, a Polícia Civil já designou a Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Deic) para investigar os crimes na zona rural. Uma comissão também foi formada para a criação de uma delegacia especializada nesse tipo de crime.

As providências devem alcançar proprietários de terras, agricultores e trabalhadores que vivem no campo, inicialmente na região do Vale do Araguaia, que tem enfrentado diversos crimes como furtos e roubos de tratores, maquinários, insumos, equipamentos, implementos agrícolas e gado.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Costa, destacou que, para combater este problema, é necessário ter uma força-tarefa coordenada pelas autoridades constituídas usando o aparato governamental, com o propósito de coibir e prender quadrilhas e grupos especializados em assaltos a fazendas.

“Nossa proposta é que a política de segurança pública rural possa promover a cooperação entre os órgãos estaduais e municipais, com operações policiais, mapeamento dos períodos do ano com maior incidência desse tipo de delito e a criação da uma delegacia especializada em crimes contra o patrimônio ocorridos em zonas rurais”, destacou o secretário.

Na avaliação do deputado Nilton Franco, o patrulhamento e a criação de uma delegacia para o campo se fazem necessários devido a vários crimes, em ambientes rurais, serem registrados no Estado. “Com este cenário, é de suma importância a criação de uma delegacia especializada, para estabelecer uma relação mais próxima com o produtor, tanto na prevenção quanto no combate ostensivo a este tipo de crime, e assim dar mais segurança às famílias e ao agronegócio”, defendeu.

Articuladora da reunião, a vice-prefeita de Paraíso do Tocantins, Raquel Ogawa, lembrou da importância do trabalho feito no campo e do setor agrícola para a economia do país. “O homem do campo precisa ter os seus direitos assegurados e a segurança é um deles. Acredito que, a partir desses encaminhamentos, teremos melhores condições para trabalhar”, observou.

Presenças

Estiveram presentes ainda no evento o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira; os deputados estaduais Júnior Geo, Nilton Franco e Valderez Castelo Bransco; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Júlio Manoel da Silva Neto; e o chefe do Estado-Maior, Marizon Mendes Marques, além de produtores rurais da região do Vale do Araguaia.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2025 Norte Agropecuário