Criada em 13/09/2024 às 17h44 | Agronegócio

Sistema Faet/Senar apresenta programa de crédito da CNA e novos serviços do Senar Tocantins

A iniciativa tem como objetivo enfrentar os desafios impostos pelos sistemas tradicionais de financiamento, marcados por burocracia excessiva, exigências de garantias entre outros. O CNA Fiagro oferece nova alternativa de crédito para pequenos e médios produtores rurais.

Imagem
Sistema Faet/Senar apresenta programa de crédito da CNA e novos serviços do Senar Tocantins. (foto: Divulgação)

“Foi uma reunião muito produtiva onde procuramos apresentar ações que o sistema está realizando, apoiando também o trabalho dos presidentes de sindicato em suas bases”. Esta foi a avaliação do presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, da reunião promovida na sede da entidade em Palmas.

O Sistema reuniu presidentes de sindicatos rurais e convidados para apresentar o CNA Fiagro, um Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais, destinado a produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A iniciativa tem como objetivo enfrentar os desafios impostos pelos sistemas tradicionais de financiamento, marcados por burocracia excessiva, exigências de garantias entre outros. “É mais uma alternativa para o produtor rural realizar investimentos ou garantir o custeio de sua atividade”, explicou Rayley Luzza, superintendente do Senar.

Segundo o consultor da CNA, Cristiano Nassif, que fez apresentação da nova linha de crédito, o CNA Fiagro não concorre com as outras modalidades de crédito existentes no mercado e oferece mais agilidade aos processos.

O Tocantins e mais sete estados foram escolhidos pela CNA para a experiência desta nova iniciativa que está aportando recursos para custeio e investimentos que possam proporcionar melhorias nas atividades desenvolvidas no campo.

O CNA Fiagro foi o principal assunto da reunião que o Sistema FAET/Senar realizou com os presidentes de sindicatos rurais do estado. Também foram tratados de questões como as novas iniciativas do Senar no Tocantins e a atuação da FAET junto às comissões que participa tanto no Estado como na esfera federal.

PROPOSTA INOVADORA

A nova linha de crédito vai disponibilizar recursos a produtores assistidos pelo Senar que variam de R$ 30 mil a R$ 300 mil a uma taxa anual de 15%, sem custos adicionais e com prazo de até 12 meses para pagar.

Para o presidente do Sindicato Rural de Dois Irmãos, Francisco Tozzatti, a proposta surge com muita ousadia. “O Fiagro resgata um dos princípios que norteavam as relações comerciais, sobretudo no meio rural e que parecem estar desaparecendo nos dias atuais: a confiança”, elogiou o líder rural.

Para Simone Sandri, presidente do Sindicato Rural de Pedro Afonso, a pauta da reunião foi extremamente positiva. “Foi uma reunião propositiva e nós, presidentes, voltamos aos nossos municípios com muitos benefícios que o produtor pode ter, reforçando nosso trabalho junto às nossas bases, juntamente com a FAET e a CNA”, destacou.

SENAR SERVIÇOS

O Senar também está com outras iniciativas em andamento, como o "Senar pra Elas", voltado para o fortalecimento da presença feminina no campo e o programa "Saúde no Campo", com atuação prevista para a região sudeste, em apoio à promoção da saúde no meio rural.

Além disso, o Senar anunciou que contará com cerca de 270 técnicos de campo até o fim do ano para elevar o número de assistidos pela entidade de 4 mil para 8 mil produtores rurais. O projeto “Expansão ATEG” já está em curso.

Outra novidade apresentada pela superintendente do Senar, Rayley Luzza e equipe foi o programa Senar Serviços, que incialmente irá beneficiar produtores de Gurupi e região. A iniciativa tem como objetivo preparar as grandes propriedades rurais para atender às exigências legais e dos mercados internacionais nas áreas social, ambiental e de governança.

“O Tocantins está inserido na pauta das principais iniciativas da CNA e do Senar Central por conta do prestígio que o sistema FAET/Senar e o presidente Paulo Carneiro tem hoje e do compromisso com os interesses dos produtores rurais do estado”, afirmou a superintendente.

Ela adiantou ainda que para fortalecer as cadeias produtivas do Tocantins, serão realizadas mais quatro novas missões técnicas, tanto no Brasil como no exterior, numa parceria do Senar Tocantins com o Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC´s) por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE).

Na reunião, a assessoria técnica da FAET também apresentou um balanço da atuação da FAET à frente de diversas comissões ligadas ao agro tanto no estado como no governo federal. A atuação firme da entidade tem garantido que pautas importantes do setor sejam apreciadas e discutidas com mais agilidade e que questões que afetam o setor sejam devidamente debatidas e ajustadas para não prejudicar a atividade no campo.

O assessor de Relações Institucionais da FAET, Luiz Cláudio Faria e o conselheiro da FAET em comissões da área ambiental, Cledson da Rocha, deram exemplos da importância da atuação da entidade como na discussão do projeto de compensação de reservas legais e do Zoneamento Econômico do Estado (ZEE), além do debate em torno do plano de manejo da APA do Cantão entre outros. (Da Ascom)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2025 Norte Agropecuário