Criada em 10/01/2025 às 17h45 | Aquicultura

Produtores aquícolas em águas da União no Tocantins têm até o fim de março para enviar o Relatório Anual de Produção

Relatório é obrigatório e deve ser entregue exclusivamente pelo site do Sistema Nacional de Autorização de Uso de Águas da União Para Fins da Aquicultura (SINAU).

Imagem
Produtores aquícolas em águas da União no Tocantins têm até o fim de março para enviar o Relatório Anual de Produção. (Foto: Mapa)

Está aberto o prazo para o produtor aquícola enviar o Relatório Anual de Produção da Aquicultura (RAP) em águas da União. O período começou no dia 1º de janeiro e deve ser entregue até o dia 31 de março, de 2025. O relatório é obrigatório para todos os cessionários que possuem contratos.

Atualmente no Tocantins, ao longo da Bacia Hidrográfica Tocantins/Araguaia, conforme dados do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), estão vigentes 42 contratos, distribuídos em vários parques aquícolas pelo Estado, localizados no corpos hídricos da UHE Luís Eduardo Magalhães (32), UHE Estreito (5) e UHE Peixe Angical (5). Além disso, a nossa Região Hidrográfica é considerada uma das mais expressivas em número de contratos e em volume de produção, ficando atrás apenas das Regiões Hidrográficas do Paraná e do São Francisco, segundo o MPA. 

A engenheira de pesca e gerente de Programas e Projetos da Aquicultura da Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea), Valéria Lima, explicou que, além de ser uma obrigação, a não realização do RAP pode acarretar a perda da cessão, impossibilitando, assim, o exercício da atividade nas águas da União. 

“O Relatório Anual de Produção, também conhecido como RAP, é uma obrigação dos cessionários de áreas em águas da União. Por meio do RAP, é possível acompanhar o desenvolvimento dos empreendimentos e as operações de produção realizadas. É fundamental o envio das informações verídicas encaminhadas dentro do prazo estipulado, a fim de evitar o risco de rescisão do Contrato de Cessão”.

O Relatório deve ser entregue pelo Sistema Nacional de Autorização de Uso de Águas da União Para Fins da Aquicultura exclusivamente clicando aqui e o cessionário que tiver mais de um contrato, deve enviar um relatório específico para cada um deles. 

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail:  [email protected] , pelo telefone (61) 3276-4451 e também através do [email protected]. (Da Assessoria)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2025 Norte Agropecuário