Especialistas recomendam monitoramento constante da lavoura e uso de produtos eficazes para o controle desse inseto. De acordo com a Embrapa, a presença de um percevejo por metro quadrado pode resultar em perda de 56kg de grãos por hectare em um período de 35 dias.
Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea destacam que políticas nacionais estimulando maior mistura de biodiesel ao óleo diesel deve favorecer a procura pelo grão para processamento interno.
Segundo pesquisadores do Cepea, no contexto doméstico, as cotações futuras menores estão relacionadas à expectativa de produção nacional em 2025 acima da de 2024. No caso dos valores externos, há certa estabilidade entre a oferta e a demanda doméstica dos Estados Unidos.
Para a alimentação animal, o guandu é uma leguminosa rica em proteína, apresentando valores em torno de 15% e com alta capacidade de se associar às bactérias que realizam fixação de nitrogênio no solo.
As cotações da soja em grão caem no Brasil, segundo o Cepea, devido à menor demanda, clima favorável e expectativa de safra recorde. O USDA projeta 169 milhões de toneladas, acima da estimativa da Conab, de 166,2 milhões.
A safra 2024/25 deve atingir 322,4 milhões de toneladas (+8,2%), a maior da série histórica da Conab. A soja lidera com 166,21 milhões (+12,5%), seguida por milho (119,63 milhões). O arroz avança 9,8% na área, e o feijão cresce 3,5% na produção.
Pesquisadores do Cepea destacam que a moeda norte-americana valorizada frente ao Real torna a oleaginosa brasileira mais competitiva no mercado global, o que, consequentemente, resulta em maior disputa entre consumidores domésticos e externos.
De acordo com artigo da presidente da Aprosoja-TO, a Moratória da Soja trouxe prejuízos a produtores que cumprem a lei, mas enfrentam discriminação e barreiras como a Lei Antidesmatamento Europeia (EUDR). É essencial reagir e exigir rastreabilidade sem onerar o produtor.
Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão veio do encerramento da colheita nos Estados Unidos, do bom ritmo das semeaduras no Brasil e na Argentina e da desaceleração na demanda global.
Movimento foi interrompido na última semana em parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo o Centro de Pesquisas, a pressão veio do menor interesse de compradores.